O SEU NEGÓCIO APROVEITA TODAS AS TECNOLOGIAS DIGITAIS QUE DEVIA?

Para começar a pensar em todas as oportunidades que as tecnologias digitais colocam ao nosso alcance, duas perguntas iniciais se impõem. A primeira, é simples: você consegue imaginar, hoje, um mundo sem tecnologia? Certamente não, afinal, as ferramentas tecnológicas já se tornaram uma parte essencial do nosso dia a dia. Usamos nossos uma infinidade de aplicativos em nossos celulares e computadores para controlar os aspectos mais diversos da vida: relacionamentos, compras, conta bancária, agenda, etc.

Em outras palavras, a tecnologia é parte essencial do século XXI. Dito isto, passemos à segunda pergunta: a sua empresa utiliza recursos tecnológicos para melhoria de processos e de gestão? Bom, se aqui a sua resposta for “não”, então, meu caro, a sua empresa está correndo o risco de ter um futuro bem curto…

Você sabe a importância da tecnologia para sua gestão? É comum ouvir de gestores que a tecnologia não cabe no escritório, que ela atrapalha, distrai a equipe, leva a perda de foco, etc… Mas a grande questão é entender que o mundo atual é tecnológico, quer você goste ou não, que os seus consumidores vivem imersos nessa realidade tecnológica e que a sua concorrência está tirando proveito das ferramentas tecnológicas para aumentar suas vendas e melhorar sua gestão financeira. A sua empresa vai querer ficar para trás?

Considere, inicialmente, que a tecnologia não é nenhum monstro de sete cabeças. Ao contrário, ela está aí para ajudar. Para ser bem direta, existem 5 eixos principais em que a tecnologia pode te ajudar. Se bem gerenciada, ela vai permitir:

  1. Aumentar a produtividade e a eficiência da sua equipe;
  2. Melhorar a sua comunicação com clientes, fornecedores, investidores e funcionários, reduzindo o famoso “ruído organizacional”;
  3. Rastrear informações e dados;
  4. Maximizar o alcance e efetividade de suas ações de marketing, impactando positivamente a sua taxa de conversão em vendas;
  5. Implementar procedimentos de melhoria contínua.

Quer saber como a tecnologia vai ajudar a sua empresa a crescer e se projetar no mercado? Então confira nossas dicas a seguir, e descubra se a sua empresa está fazendo um bom uso das tecnologias digitais.

Recursos tecnológicos para uma melhor comunicação interna e externa

O impacto da tecnologia sobre a comunicação é evidente: se antes a comunicação era lenta e tomava tempo, ela hoje é basicamente instantânea. E isso graças à ferramentas simples e amplamente disponíveis, como e-mail, redes sociais e aplicativos diversos.

Vale também lembrar que, em tempos de alta conectividade, o perfil de consumidor vem mudando: os clientes investem mais na compra de relacionamento e, portanto, a boa comunicação com esses clientes deve ser uma preocupação básica da sua empresa.

Comunicar-se com seus clientes nunca foi tão fácil. Entre as boas práticas a serem adotadas nesse campo, estão:

  • Possuir não apenas uma linha fixa, mas também um aparelho celular para sua empresa;
  • Disponibilizar o número da empresa para contato via Whatsapp;
  • Marcar presença nas Redes Sociais: afinal, muitas delas, como Facebook e Twitter, permitem a troca de mensagens entre a página e o usuário;
  • Possuir conta de email corporativo: evite a todo custo misturar emails pessoais e profissionais, não importa o quão pequena seja a sua empresa.

Já para melhorar a comunicação interna, privilegie o uso de ferramentas que permitam maior agilidade e segurança no trato com as informações da sua empresa. Entre as opções, estão:

  1. A adoção de uma agenda virtual compartilhada – seja nos moldes do próprio serviço oferecido por provedores de email como Gmail e Outlook, ou através de outra solução de TI desenvolvida para a sua empresa;
  2. Soluções para videoconferência e comunicação por texto, como o próprio Whatsapp da empresa;
  3. Soluções que permitam integrar comunicação e gerenciamento, como é o caso das ferramentas ERP. Os dados da empresa relativos às vendas realizadas, aos contatos com fornecedores e o próprio cadastro dos clientes ficam disponíveis para consulta de seus funcionários, de acordo com o nível de acesso de cada perfil. Além disso, as informações alimentadas no sistema ERP na hora da venda, são automaticamente utilizadas para atualizar os níveis dos seus estoques, os relatórios financeiros da empresa e para emissão de notas fiscais e boletos.

Tecnologia e Produtividade

Pequenas e médias empresas necessitam de agilidade. Afinal, burocracia em excesso desperdiça um tempo precioso da equipe que, nesses casos, já costuma ser reduzida. Para ganhar em rapidez no atendimento, a tecnologia ajuda a automatizar diversas etapas do trabalho. Atividades repetitivas e retrabalho no preenchimento de planilhas, por exemplo, podem assim ser evitadas.

Tecnologia, Ações de Marketing e Conversão em Vendas

O tempo ganho com a automatização de processos por meio do uso de softwares de gestão ERP, pode e deve ser empregado naquilo que mantém a sua empresa: vendas. É preciso garantir que o seu time esteja focado no que realmente importa, isto é, o cliente.

Para você, gestor, a tecnologia garante ferramentas para avaliar o retorno de suas ações de marketing e os resultados da sua equipe de vendas. Um bom ERP online, por exemplo, vai permitir que você acompanhe a situação de seus estoques em tempo real. Dessa forma, é possível identificar quais os produtos com maior demanda e quais os itens com menor rotatividade. Essas informações são vitais por duas razões: primeira, porque os estoques representam o capital investido da empresa. Segunda, porque elas servirão de base para o desenvolvimento do seu planejamento estratégico.

É a partir dessas informações que você poderá:

  • determinar quais os itens serão alvo de promoção de vendas ou ação de marketing;
  • determinar se o foco será acompanhar a alta demanda de certos itens ou buscar incentivar a procura por produtos parados;
  • avaliar, após a ação de marketing, sua efetividade a partir da flutuação dos estoques. Dessa forma, você, gestor, poderá determinar quais as ações mais rentáveis quando se trata do seu público-alvo específico;
  • avaliar quais vendedores obtém melhor métrica de vendas;
  • identificar, treinar e motivar vendedores com nível intermediário ou baixo de desempenho;
  • identificar sazonalidade nas vendas, permitindo o desenvolvimento de estratégias para cada época do ano.

Utilize a tecnologia também ao pensar suas ações de marketing. Para isso, invista:

  • na identidade visual da sua marca;
  • em presença virtual: possua um website próprio e considere investir em app próprio ou site mobile, invista em um blog e marque presença nas redes sociais;
  • estratégias de marketing inbound: atraia seus clientes com conteúdo que seja relevante para eles, e não apenas mera propaganda. O marketing inbound favorece a identificação do consumidor com a marca e o estabelecimento de laços de longo prazo, levando à fidelização do seu cliente.

Recursos tecnológicos aplicados ao gerenciamento financeiro

O gerenciamento financeiro é parte vital da saúde da sua empresa. Afinal, é ele que garante os recursos necessários para manter o barco em alto mar! Para garantir que a gestão financeira do seu negócio seja feita da forma mais confiável possível, a tecnologia oferece uma infinidade de soluções.

Se você trabalha com operadoras de cartão de crédito, sabe bem o trabalho que dá garantir que todas as transações financeiras estejam corretas nas duas pontas: que todas as vendas tenham sido devidamente lançadas e registradas pela sua operadora de cartão de crédito, e que todos os valores devidos tenham sido depositados corretamente na conta da sua empresa.

Para facilitar o seu dia a dia, busque o auxílio de conciliadoras – softwares que controlam as tarifas cobradas pelo uso de cartões de crédito, realizando ainda conciliação de vendas e de movimentações bancárias da sua empresa. Dessa forma, uma solução de conciliamento permite controlar de perto todas as etapas das operações financeiras envolvendo operadoras de cartão, permitindo prever pagamentos, acompanhar antecipações, e ser alertado sobre quaisquer irregularidades nesse processo.

As soluções de conciliação bancária, de vendas e de pagamentos normalmente permitem integração ao sistema ERP de sua preferência. Para isso, os dados repassados pelas administradoras de cartões de crédito são confrontados com os de seu contrato de operadora, facilitando o processo de conciliação e integrando essas informações ao seu sistema de gestão erp.

Vale também lembrar que um sistema ERP também oferece ferramentas de gestão financeira bastante interessantes para a sua empresa, permitindo, por exemplo, acompanhar as vendas realizadas no mês, controlar o fluxo de caixa da empresa e operar com PDV para venda balcão.